Polícia

Dicap já recapturou 224 foragidos este ano

Se os números revelam a eficiência para recapturar foragidos, por outro lado, apontam o grande número de fugas de presos

A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) divulgou ontem o balanço dos trabalhos realizados no primeiro semestre de 2015. Ao todo, 224 foragidos do sistema prisional foram recapturados e voltaram a cumprir pena nas unidades do sistema prisional do Estado.

O resultado foi alcançado por meio do trabalho realizado das equipes da Dicap que, atualmente, dispõe de um banco de dados e plantão 24 horas para dar suporte a todos os órgãos de Segurança que atuam no Estado, colaborando com consultas de veículos, foragidos e mandados de prisão.

Todo o sistema de Segurança, incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Trânsito, Guarda Civil Municipal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Sistema Penitenciário, recebe apoio da Dicap quando necessitam de informações.

Somente no primeiro semestre deste ano foram realizadas 26 mil consultas ao plantão da Dicap pelos órgãos de segurança. O resultado desta ação foram 224 recapturas de foragidos do Sistema Prisional de Roraima, o cumprimento de 57 mandados de prisão e a recuperação de 201 veículos com restrição de roubo/furto.

Conforme o chefe da Dicap, Roney Cruz, o suporte ao Sistema de Segurança estadual permite a troca de informações com outras instituições e reforça o combate à criminalidade. “Essa interação é essencial para a prevenção, o combate e a coibição de crimes em Roraima de forma positiva. A quantidade de recaptura é resultado desse trabalho de cooperação entre instituições”, afirmou.