Um drone foi flagrado por policiais penais sobrevoando a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), na noite dessa terça-feira, 19. Os policiais atiraram contra o drone, mas não conseguiram derrubá-lo.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, por volta das 21h20 um policial penal comunicou via rádio operador sobre a presença de um drone sobrevoando a unidade prisional.
O equipamento estava sobrevoando o Centro de Treinamento em direção a Unidade Policial e ao Bloco B. O objeto ascendia e apagava as luzes e permaneceu alguns instantes estático em uma das guaritas.
Os policiais penais efetuaram disparos de fuzil e pistola TH .40 em direção ao drone, porém não conseguiram derrubá-lo. O aparelho apagou as luzes e saiu do perímetro da unidade prisional.
Segundo informações obtidas pela reportagem, há dois meses esse mesmo equipamento está sendo usado na tentativa de colocar ilícitos dentro da unidade prisional. O caso está sendo investigado pelo setor de inteligência da Polícia. Em 2023, Roraima registrou um caso de drone sobrevoando presídio.
CRIMINALIZAÇÃO – Para coibir a prática e penalizar que utiliza dessa técnica, foi criado no Brasil, o Projeto de Lei 720/22 que torna crime usar drone para introduzir objetos não permitidos em estabelecimentos prisionais e unidades do sistema socioeducativo.
O projeto é do deputado Sanderson (PL-RS) e foi aprovado na forma de um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Sargento Fahur (PSD-PR).