Duas mulheres foram presas nesta quinta-feira, 27, em circunstâncias distintas, no entanto, elas têm em comum a prática do mesmo crime: o tráfico de drogas. Uma foi presa em flagrante no interior do Estado e a outra, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
No primeiro caso, o Setor de Operações da Delegacia de Mucajaí, município localizado na região Centro-Oeste do Estado, a aproximadamente 55 quilômetros de Boa Vista, prendeu, em flagrante, na madrugada desta quinta-feira, 27, Francisca Farias dos Santos, conhecida como Franciléia, 31 anos, por tráfico de drogas.
A mulher vinha sendo investigada desde março deste ano e, durante esse período, foram colhidas diversas provas que a ligavam ao tráfico. As investigações apontaram que ela agia associada a outros traficantes, inclusive aos da Capital. Desde as primeiras horas do dia 26, os policiais monitoraram Francisca e perceberam que a movimentação intensa de pessoas em sua residência era um forte indício de que ela estaria vendendo drogas.
De acordo com a polícia, os agentes acompanharam um comprador e durante a abordagem encontraram com ele uma pedra de pasta base de cocaína. O indivíduo foi questionado sobre a procedência do entorpecente e acabou confessando que o havia comprado de Francisca. Diante dos fatos, a equipe policial deslocou-se à residência da suspeita, onde conseguiu fazer uma revista domiciliar e acabaram encontrando 22 pedras de pasta base e uma porção de maconha.
O companheiro de Francisca, que estava no local, também foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos, no entanto, foi liberado por não haver indícios da participação dele no crime. Durante o depoimento, ele confirmou que sabia que Francisca traficava drogas, mas alegou que sempre pedia para sua companheira parar com tal prática, fato que levava o casal a brigar constantemente.
Francisca foi presa em flagrante pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas, previsto no art. 33 da lei 11.343/06 (antitóxicos). A mulher foi conduzida a Boa Vista para audiência de custódia a fim de que a justiça decida sobre o caso.
BOA VISTA – No segundo caso, agentes da Polícia Interestadual (Polinter), sob o comando do delegado Paulo Henrique Tomaz, prenderam, na manhã de ontem, Ana Karine da Silva Marques, de 23 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Crimes de Tráfico de Drogas, da Comarca de Boa Vista.
Ela foi localizada e presa no bairro Asa Branca, na zona Oeste, e não reagiu à prisão. Ana Karine responde pelo crime de associação e tráfico de drogas, ocorrido em janeiro deste ano. Após os procedimentos adotados pela polícia, a acusada foi submetida a exame de corpo de delito na sede do Instituto de Medicina Legal (IML) e encaminhada para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. (J.B)