Polícia

Elemento rouba bicicleta de idoso, mas é detido por popular e policial à paisana

Por volta das 8h desta quinta-feira, 02, um idoso foi vítima de um roubo enquanto transitava pela Avenida Centenário, no bairro Centenário, zona Oeste. Um elemento identificado como Leonidas Ferreira de Souza, vulgo “Xeque Mate”, 25 anos, foi preso como autor do delito. O caso foi levado para o 5º Distrito Policial, onde o suspeito foi flagranteado.

Segundo a vítima, um idoso de 65 anos, depois de chegar do trabalho, precisou sair para resolver assuntos pessoais e, enquanto fazia o trajeto em sua bicicleta, foi abordado pelo indivíduo, que, com um capacete na mão, tomou o transporte sob ameaças.

Em entrevista à Folha, o homem disse que não reagiu porque não tinha condições físicas de entrar em luta corporal com Leonidas. “Eu já sou um velho, então só entreguei porque minha vida vale mais do que a bicicleta.

Ele disse que se eu não entregasse, me bateria com o capacete. Não tive escolha e foi o melhor para mim”, destacou.

Assim que o elemento realizou a ação, uma testemunha chegou com um carro e impediu que ele seguisse com a bicicleta. Mesmo assim, o elemento tentou fugir, mas foi abordado alguns metros à frente por um policial militar à paisana que estava em uma moto.

Depois que foi detido, a Polícia Militar (PM) foi acionada e fez a prisão do suspeito, que foi conduzido ao 5º DP para que os procedimentos legais fossem adotados. A vítima e a bicicleta roubada também foram apresentadas à autoridade policial.

A Folha conversou com o suspeito, que disse ter parado o idoso apenas porque estava andando a pé e precisava de um transporte para chegar em casa, mas alegou que não usou capacete para ameaçar a vítima e que tomou a bicicleta sem uso de violência.

Ele disse que o capacete que portava, também apreendido pela polícia, não foi furtado de ninguém. Confessou que é usuário de drogas, que seria integrante de uma facção criminosa e que teria filhos.

Quando ficou sabendo que o crime era inafiançável, Leonidas questionou, afirmando que, da última vez que foi preso, conseguiu liberação depois de pagar fiança, momento em que o delegado ressaltou que o crime anterior foi um furto, podendo ser recolhida fiança, mas que o roubo não era afiançável. O delegado ainda salientou que o indivíduo já tem passagens pela polícia pela prática dos crimes de furto e tentativa de homicídio.

Quando as oitivas foram encerradas, o delegado Leonardo Barroncas lavrou o Auto de Prisão em Flagrante (APF) contra Leonidas, que foi levado para uma cela, onde aguardará audiência de custódia da Justiça.  (J.B)