Polícia

Em três dias, 15 são flagrados sem CNH

Condutores sem habilitação representam um risco, pois eles não estão preparados para as diversas situações no trânsito

Nos últimos três dias, 15 pessoas foram conduzidas aos distritos policiais da Capital por estarem dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em desrespeito às leis estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Um dos casos aconteceu no bairro Alvorada, zona Oeste, por volta das 22h de anteontem, quando militares do programa Ronda no Bairro se depararam com uma motocicleta sendo conduzida por dois elementos em atitude suspeita. A polícia acionou a sirene e pediu que o condutor parasse, mas ele desobedeceu à ordem e empreendeu fuga.

Alguns metros depois, eles conseguiram fazer a abordagem do piloto da motocicleta, que estava muito exaltado e passou a desacatar a guarnição, dizendo que era militar do Exército e que não tinha que dar satisfação. “Disse que não tínhamos poder sobre ele, pois era soldado antigo e nós ‘não éramos nada’, que não passávamos de ‘soldadinhos’ e que só a Polícia do Exército poderia fazer algo com ele, que iria acionar o general e que iríamos ser representados”, disse um policial militar.

Diante das circunstâncias, uma vistoria foi feita pelos policiais que constataram que o militar do Exército não tem carteira de habilitação e que o veículo conduzido por ele estava com a documentação atrasada. Os policiais ressaltaram que tiveram que usar algemas para conseguir conter o infrator.

Um procedimento administrativo foi feito em relação à motocicleta e um contato imediato com o oficial do dia da Polícia do Exército. O militar desobediente foi conduzido ao 5o Distrito Policial para prestar esclarecimentos da ocorrência ao delegado de polícia.

OUTRO CASO – Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) se deslocaram para o cruzamento das ruas Manoel Felipe com Horácio Mardel, no bairro Asa Branca, às 16h desta segunda-feira, 14, onde havia acontecido um acidente de trânsito. Eles pediram apoio de uma equipe da Polícia Militar.

A colisão entre um carro e uma motocicleta lesionou o ciclista que ficou no chão, aguardando a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com escoriações na cabeça e no braço direito. No auto de infração consta que o condutor do automóvel não possui carteira de habilitação, por esta razão foi conduzido à Central de Flagrantes do 5o DP.

Um policial militar destacou que uma das causas de acidentes é a falta da habilitação para dirigir. “Quem não é habilitado não conhece nada de legislação, não sabe o que é direção defensiva e não tem capacidade de reconhecer as placas de trânsito que, no perímetro urbano, são imprescindíveis. Nós estamos realizando uma ação de repressão a motoristas que dirigem sem CNH”, frisou. (J.B)