Centenas de pessoas prestaram o último adeus ao soldado da Polícia Militar (PM) e membro da Força Nacional Hélio Vieira Andrade, morto por traficantes durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O PM de Roraima estava na cidade para reforçar a segura das competições do evento. Na quinta-feira, 11, Hélio acabou entrando por engano na Vila do João, localizada no Complexo de Favelas da Maré, zona Norte do Rio. A viatura onde estava foi alvejada por tiros disparados traficantes, um deles atigiu o soldado na cabeça.
Mesmo ferido, Hélio ainda prestou socorro aos demais companheiros de farda até a chegada de reforços. Ele foi encaminhado com vida até o Hospital Salgado Filho, mas seu estado clínico era considerado gravíssimo. No sábado, 13, médicos anunciaram a morte cerebral do soldado e no domigo, 14, seu o corpo chegou a Boa Vista, onde foi velado na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV).
“Infelizmente é uma perda lamentável para nós. O soldado Hélio foi um homem guerreiro, que acabou perdendo a vida a serviço da nação. Ele nos deixa um grande legado para todo corporação no Estado”, destacou o comandante-geral da PM, Coronel Dagoberto Gonçalves.
Na tarde desta segunda-feira, 15, o corpo do soldado deixou o plenário da CMBV em direção ao Cemitério Campo da Saudade, no bairro Centenário, na zona Oeste da capital. Antes disso, houve a realização de um cortejo, que passou pelas principais avenidas da cidade. O ponto mais alto das solenidades de desepida ficou por conta da missa campal, onde a emoção tomou de conta dos presentes.
“É um pedaço de nós que infelizmente foi embora e eu não tenho palavras para descrever esse enorme vazio. Temos muito amor por você, meu irmão, e acredito que um dia vamos nos reencontrar”, disse o irmão do soldado, Marcos Vieira.
Para amigos, além da saudade, Hélio Vieira deixa uma lição para toda a sociedade, que precisa valorizar o esforço e a dedicação de homens e mulheres que diariamente arriscam suas vidas em nome da segurança pública.
“Morreu como um herói e deixou um belo exemplo para nós. Nenhuma olimpíada jamais vai apagar a tua importância, meu querido amigo”, pontuou a Cabo PM Rosinete.
Vídeo mostra o cortejo funebre: