Uma empresa de Caracaraí foi multada em R$ 12,7 mil por transporte irregular de madeira durante fiscalização da Polícia Militar Ambiental de Costa Rica e Cassilândia (PMA) no Mato Grosso (MS). A informação é que incidente ocorreu na rodovia MS 306 no município de Costa Rica, na região próximo à divisa com Mato Grosso e Goiás nesta terça-feira, 11.
Segundo a PMA, o veículo foi carregado em Caracaraí e seguia para a cidade de Adamantina, em São Paulo, transportando 42 m³ de madeira serrada da espécie cupibúba. Porém, o Documento de Origem Florestal (DOF) não constava o itinerário de deslocamento, o que torna sem valor o documento.
“Essa exigência no documento ambiental de transporte é obrigatória e sua falta constitui-se em crime e infração administrativa. A identificação do itinerário serve para evitar que se retirem madeiras ilegais de outros locais com o mesmo documento”, informou a PMA.
O caminhão e a madeira pertencente à empresa de Caracaraí foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, juntamente com o motorista. Além da multa, os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.
Com informações da Capital News