A Polícia Civil de Roraima informou no início da tarde desta segunda-feira, 11, que instaurou inquérito policial para investigar o homicídio do técnico de enfermagem Vilson da Silva Souza, de 27 anos, ocorrido na área indígena Yanomami, no município de Alto Alegre, no último sábado, 9.
Segundo a nota da Polícia Civil, a investigação está sendo conduzida pela Delegacia de Alto Alegre, que já articula com a Associação Yanomami Urihi, por meio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a liberação de uma aeronave para o deslocamento de uma equipe de policiais até a localidade.
“A região de difícil acesso só pode ser alcançada por via aérea. A previsão é que a equipe se desloque ainda esta semana, para realizar o levantamento de informações que vão subsidiar as investigações”, completou a nota.
Ainda no sábado, o Ministério da Saúde emitiu nota, onde informou que determinou o desligamento do agente indígena de saúde do cargo na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) da Aldeia Maraxiú.
Além disso, teria sido recomendado pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) a retirada da equipe que atuava no território, o movimento estaria sendo acompanhado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).