Polícia

Escolas públicas se tornam alvo de ladrões nos bairros da Capital

Além das constantes invasões durante a madrugada, em um dos casos os bandidos mataram o vigia, no bairro Centenário

As escolas da Capital se tornaram um dos alvos prediletos de desocupados que cometem furtos. Algumas unidades educacionais não possuem vigilância e à noite ficam vulneráveis a ação de ladrões, que agem principalmente nesse período de férias, quando há pouca movimentação nesses locais.
A Escola Municipal de Educação Infantil Casa Mãe Bela Vista, localizada no bairro Bela Vista, zona Oeste de Boa Vista, foi furtada na madrugada de ontem. A coordenadora da unidade educacional, ao chegar ao local, tomou um susto ao verificar que haviam arrombado algumas dependências.
Os ladrões levaram da copa da escola: as panelas, o fogão, botija de gás e alguns alimentos que estavam na dispensa. Além desses materiais, foi roubado um rádio gravador, vários materiais didáticos e colchonetes usados para o conforto das crianças.
O boletim de ocorrência foi registrado pela coordenadora no 5º Distrito de Polícia, localizado no Distrito Industrial, zona Sul. Como a escola não possui vigilância, a responsável não teve como apontar suspeitos. A polícia já iniciou as investigações sobre os roubos.
A Escola Estadual Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, é outra unidade que vem sofrendo com furtos desde o fim do ano passado. Três roubos em três semanas consecutivas ocorreram no local. De lá levaram materiais escolares, máquina de xerox, documentos e até dez câmeras do sistema de vigilância.
Outro caso mais grave que ocorreu este mês foi na Escola Municipal Maria de Fátima Andrade, no bairro Centenário, onde o vigia da escola acabou sendo assassinado a paulada pelos invasores. O crime se configurou como latrocínio, pois levaram um aparelho de celular da escola e a mochila da vítima contendo seus pertences pessoais.
Todos esses casos foram informados na Central de Flagrante I do 5º Distrito de Polícia. A Delegacia-Geral de Homicídios já trabalha com as investigações, sendo que nos roubos à Escola Luiz Rittler Brito de Lucena já foi identificado e detido um suspeito. (T.C)