Polícia

Estudante de 13 anos é flagrado na escola com arma na cintura

Garoto teria envolvimento com o tráfico de drogas, segundo servidores da escola, e estava com uma arma caseira

Um aluno de 13 anos foi apreendido, ontem pela manhã, com uma arma de fogo caseira carregada com seis munições de revólver calibre 38. O jovem estava dentro da Escola Estadual Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, zona Oeste. Segundo servidores da unidade escolar, o garoto teria envolvimento com o tráfico de drogas.
A direção da escola acionou a Polícia Militar, que foi ao local e apreendeu a arma e o aluno. A mãe do menino também foi comunicada. Policiais militares, antes de seguirem à delegacia, foram em uma casa, no mesmo bairro, onde prenderam um jovem de 19 anos e apreendeu um adolescente de 16 anos. Os dois estavam fabricando armas caseiras.
A diretora da escola, Socorrita Ferreira de Freitas, disse à Folha que adotou todas as medidas cabíveis, segundo o regimento interno da escola. “Acionamos a PM e registramos a ocorrência na delegacia. A mãe do aluno também foi comunicada. Ele pegou cinco dias de suspensão”, adiantou.
A diretora informou que o aluno poderá ser acompanhado pelos profissionais do setor Psicossocial da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). “Ele cursa a 6a e 7a séries em uma turma de aceleração, mas às vezes ‘mata’ aula. A escola faz seu papel, mas é preciso que a família também faça o papel dela”, frisou.
Segundo a polícia, o aluno prestou esclarecimentos na delegacia e depois foi liberado. Os outros dois que foram pegos fabricando as armas permaneciam na delegacia até o encerramento da matéria, na tarde de ontem. A polícia continuará investigando o caso.
Ontem à tarde, policiais militares do Ronda no Bairro fizeram revista em jovens que estavam em atitude suspeita nas imediações da escola. Eles informaram que o uso de drogas é corriqueiro por jovens naquela área. (AJ)