Polícia

Exército e Governo iniciam operação na Pamc

Conforme a Sejuc, a operação iniciou nas primeiras horas desta sexta-feira, 27, e deverá se estender durante todo no dia

Homens da 1ª Brigada de Infantaria e Selva (1ªBgd Inf Sl), Polícia Militar de Roraima (PMRR) e agentes penitenciários realizam neste momento uma operação de varredura na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), localizada na zona Rural da capital. A medida atende ao Decreto Presidencial 17, que autoriza o uso das Forças Armadas para ações técnicas nas unidades prisionais.

Conforme a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), a ação iniciou logo nas  primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 27, e envolve 20 homens do Grupo de intervenção Tática (GIT), da Sejuc; 20 agentes penitenciários, 170 policiais militares, além do efetivo do Exército. Estão sendo empregados detectores de metais de chão e de parede para auxiliar nos serviços. Em dezembro de 2015 foi realizada uma operação desse tipo na unidade.

Ainda segundo a Secretaria, os presos estão sendo retirados das celas e a operação vai se estender por todo o dia, até que todas as alas sejam devidamente vistoriadas.

“A ação faz parte do pedido feito pelo Governo do Estado em reforçar a segurança na Pamc, após o evento que deixou 33 mortos. Antes mesmo de qualquer movimentação contrária no presídio, o Governo do Estado havia alertado o Governo Federal sobre as possibilidades de conflitos na unidade prisional. Como medida de segurança, as visitas continuam suspensas na unidade”, complementou em nota.