No domingo, 25, durante ações da Operação Ágata 10, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), através do 7º Batalhão de Infantaria de Selva, realizou a localização e destruição de uma pista de pouso que dava apoio a uma área de garimpo ilegal.
A pista, conhecida como Furo do Santa Rosa, ficava localizada no município de Amajari, na faixa de fronteira da Terra Indígena Yanomami.
Segundo o Exército, ao realizar patrulhamento na região, precisamente no Rio Uraricaá, foi possível localizar a pista clandestina, além da presença de um acampamento de garimpeiros e a área de garimpo.
Ao saber do início da operação, o local foi abandonado, junto dos materiais. Até o momento, ninguém foi preso.
REFERÊNCIA
No dia 27 de outubro, a 1ª Brigada recebeu a visita de Oficiais de outros países e estudantes de jornalismo que vieram acompanhar as ações da Operação Ágata 10.
Estiveram presentes na visita dois oficiais do Exército do Peru, dois oficiais o Exército da Guiana, dois oficiais do Exército da Venezuela, dois oficiais do Exército da África do Sul, um oficial do Exército do Canadá e dois estudantes de Jornalismo.
A finalidade da visita era acompanhar as boas práticas realizadas pelo Exército durante as operações.
OPERAÇÃO ÁGATA 10
A Operação Ágata 10 é organizada pelo Ministério da Defesa e executada em Roraima pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro. A ação teve início no dia 21 de outubro em toda extensão da fronteira roraimense e conta com o apoio de várias instituições.
O objetivo da ação é combater os crimes fronteiriços, como o narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal e garimpo ilegal. A ação ocorre em todas as fronteiras do Estado, incluindo o Interior.
Com informações da 1ª Bda Inf Sl