Pelo menos seis garimpeiros teriam sido assassinados na região do Surucucu, localizada no município de Alto Alegre, região Centro-Oeste de Roraima.
Conforme informações repassadas à Folha por parentes das vítimas e um sobrevivente, o crime ocorreu no dia 1º deste mês. A suspeita dos familiares, que pediram para não serem identificados por receio de se envolverem em alguma situação que lhes ofereça risco, é de que os homens tenham sido assassinados por indígenas. A ex-esposa de uma das vítimas relatou que todos os familiares estão abalados.
A equipe de reportagem da Folha foi até à Funai (Fundação Nacional do Índio) e apurou que a instituição tem conhecimento de uma ocorrência nesta região com diversos assassinatos de garimpeiros, no entanto, desconhece a autoria, não acreditando ser de indígenas, mas pretende averiguar melhor a situação.
Conforme o dono do maquinário utilizado no local, segundo ele, único sobrevivente do ocorrido, o ataque teria iniciado por volta das 12 horas daquele dia e os homens teriam sido atacados a flechadas. Ele afirmou que já teria comunicado o caso à Polícia Federal, no entanto, a equipe de Reportagem da Folha ainda não recebeu nenhum retorno da demanda enviada à instituição, solicitando confirmação do e informações sobre providências adotadas.
Com informações de João Barros.
A matéria completa pode ser conferida na edição impressa da Folha deste sábado, dia 5.