Por volta das 13h de ontem, dia 30, uma guarnição da Polícia Militar fazia patrulhamento de rotina pelas ruas da Vila Nova Colina, em Rorainópolis, quando recebeu a denúncia de que uma residência servia como ponto de venda de entorpecentes. Diante dos fatos, os policiais foram averiguar e conseguiram prender quatro indivíduos, incluindo a foragida da Justiça Patrícia Marques dos Santos, conhecida pela alcunha de “Dama do crime”, de 33 anos.
Quando chegaram a casa, os policiais perceberam que alguns indivíduos conseguiram fugir para uma região de mata, no entanto, quatro foram presos. Dentro do imóvel, a foragida exercia papel de líder entre os membros da facção criminosa da qual fazem parte. Na ação, foram apreendidas 84 gramas de substância aparentando ser maconha, 8 gramas de crack e 33 gramas de substância aparentando ser cocaína, além de relógios, celulares e anotações do crime organizado. Os produtos foram encontrados em vários locais da residência.
Uma motocicleta que também foi encontrada na “boca de fumo”, modelo Honda/Bros, furtada, com placa adulterada, cuja numeração do motor não é correspondente com os demais dados do veículo, também foi apreendida durante a ocorrência.
Como a ocorrência acabou ganhando contornos que exigiam a participação de um efetivo maior de policiais, uma equipe da sede de Rorainópolis também chegou à Vila, para auxiliar na ação. Todos os presos confessaram o crime e disseram que são pertencentes a uma facção criminosa.
Os policiais conversaram com “Dama do Crime” que disse responder a dois processos transitados e julgados, portanto com pena condenatória por tráfico de drogas.
“As guarnições lograram êxito nessa operação que foi iniciada como policiamento de rotina. Virou operação no momento em que a guarnição deslocou para auxiliar. Iniciamos com três policiais de Nova Colina, no entanto, mais policiais de Rorainópolis deram apoio. No Sul do Estado nós estamos combatendo o tráfico e o crime organizado”, destacou um dos policiais que participou da operação.
Depois de preso, o quarteto foi conduzido à sede do município, onde foi apresentado à autoridade policial da Delegacia de Rorainópolis, mediante entrega do Relatório de Ocorrência Policial (ROP) elaboração pela PM. O delegado ficará responsável pelas oitivas e pelas providências que o caso requer. Os indivíduos que fugiram foram identificados pela PM.
A Vila de Nova Colina se tornou o local de uma série de crimes de homicídios, nos últimos anos, em consequência do avanço do tráfico e da disputa das facções por território. Na localidade vivem cerca de 4 mil pessoas e tem como principal atividade econômica o trabalho das madeireiras. (J.B)