Agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) e policiais militares prenderam, anteontem à tarde, 11, o foragido do sistema prisional Francisco Luciano Pereira da Silva, já condenado por tráfico de drogas a 30 anos de prisão. Ele também é suspeito de gerenciar uma rede de distribuição de drogas que abastecia várias bocas de fumo na Capital.
A polícia recebeu informações de que o foragido havia chegado recentemente da Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil ao Norte de Roraima, com uma grande quantidade de droga. Foi quando os policiais começaram a monitorar possíveis endereços de Luciano em Boa Vista. Ele foi localizado e recapturado em uma casa na Rua Edmundo Sales, bairro Buritis, zona Oeste.
Luciano estava foragido da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), zona rural, desde o dia 24 de março passado. Ele aguardava um recurso de uma condenação de 30 anos de prisão por tráfico de drogas. No momento da prisão, ainda tentou se desfazer de seu celular, mas foi flagrado. No aparelho, a polícia verificou várias ligações e mensagens sobre remessa de drogas, cobranças e distribuição. “Havia até negociações de armas de fogo”, observou um agente.
Dentro da F-250 que Luciano dirigia foram encontrados cocaína e R$ 12.650,00 em notas trocadas, o que pode caracterizar o tráfico. No carro, os policiais também encontraram anotações, possivelmente da contabilidade do tráfico, aparelhos celulares com informações de uma possível conexão internacional de narcotraficantes brasileiros e venezuelanos.
Após os procedimentos de rotina, Luciano foi conduzido para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e entregue na Penitenciária Agrícola, onde deverá cumprir o resto de sua pena. Ele vai aguardar novamente a decisão da Justiça para uma provável nova condenação pelo mesmo crime. (AJ)