Polícia

Foragido é preso suspeito de tocar fogo em viaturas da Civil

O atentado ocorreu na noite do último sábado, na garagem do setor de Transporte da Polícia Civil

Possíveis integrantes de facções criminosas voltam a desafiar a Polícia de Roraima. Na noite do último sábado, dia 20, o foragido da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), Edson Silva, vulgo ‘Cantor’, foi recapturado meia hora depois de uma tentativa de incêndio a duas viaturas da Polícia Civil, um Sandero e uma Hillux, estacionadas na Garagem do Governo, no bairro São Vicente, zona Sul.
Apesar de não confessar o atentado criminoso, o bandido afirmou ser integrante do Comando Vermelho em Roraima, facção criminosa que atua nos presídios do País. O acusado, segundo informações da Polícia, que foi capturado nas imediações do setor de transporte da Polícia Civil, onde ocorreu o atentado, no bairro São Vicente, exalava gasolina e no bolso dele havia uma cueca suja, que supostamente seria usada para acender outro coquetel Molotov – uma bomba incendiária de fabricação caseira.
Segundo os vigias que estavam de plantão na garagem do local do ocorrido, o primeiro ataque à Hillux foi frustrado porque a bomba não explodiu. A garrafa de Coca-Cola com gasolina e pavio não atingiu a viatura. Mas na segunda tentativa, o bandido acertou o Sandero. O fogo logo atingiu o outro carro, mas as chamas foram contidas pelos vigias antes de causarem mais estragos.
O delegado plantonista que atendeu ao caso, na Central de Flagrantes I, no 5o Distrito de Polícia, zona Sul da cidade, que pediu para não ser identificado, informou que meia hora depois do atentado, o suspeito passou pela frente da garagem em atitude suspeita, por isso foi abordado por policiais.
“Questionado sobre o que fazia naquele local, ele disse que tinha ido ver um incêndio que ocorria na garagem. Disse ainda que ficou sabendo da informação assistindo a um programa de uma emissora de TV local, mas nenhuma equipe de reportagem, até aquele momento, havia noticiado a informação”, disse o delegado.
Com Edson, que responde por vários assassinatos, segundo o delegado, a Polícia encontrou uma faca, uma cueca suja e um isqueiro. “Durante a abordagem, ele deu o nome de Ayrton Senna da Silva, mas na Delegacia descobrimos o seu verdadeiro nome. Edson escapou da penitenciária na última fuga em massa e é considerado de alta periculosidade porque mata os desafetos dele”, alertou o delegado.
O ‘Cantor’ foi enquadrado no artigo 307, por falsa identidade. Por enquanto, explica o delegado, ele não responderá pela tentativa de incêndio porque não admitiu, nem há provas concretas ou testemunhas. “A câmera de segurança da garagem não estava funcionando, por falta de pagamento do Governo. E isso dificulta as investigações”, lamentou. Antes de retornar à Penitenciária, o ‘Cantor’ fez questão de avisar que é membro do Comando Vermelho (CV), e que matava e mandava matar. E disse, sorridente, que voltava para ‘casa’, a penitenciária. (AJ)
OUTROS ATENTADOS – Na noite do dia 09 deste mês, policiais militares apreenderam um adolescente que admitiu ter tocado fogo em quatro carros da Prefeitura de Boa Vista, estacionados em uma Secretaria Municipal, no Centro da cidade. O jovem disse que seguia ordens do Comando Vermelho (CV) em Roraima. O incêndio seria apenas um aviso às autoridades.
Na semana passada, outro adolescente de 17 anos foi apreendido no bairro Caimbé, zona Oeste, com uma pistola 380 carregada. Ele confessou que teria recebido ordens para matar um policial militar. A ordem teria partido de dentro da Penitenciária Agrícola por membros do Comando Vermelho. A Polícia investiga os casos. (AJ)