O foragido Valterlins Moraes da Silva, de 29 anos, conhecido como “Vasco”, morreu após trocar tiros com policiais militares e agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), no bairro Jardim Olímpico, na tarde de ontem, 18. De acordo com nota do Governo do Estado, ele era investigado por vários assaltos praticados na cidade e era foragido desde setembro do ano passado.
Conforme a Polícia Militar, ele pertenceria a uma facção criminosa que atua na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc) e havia recebido ordens para praticar roubos a fim de conseguir dinheiro para a organização criminosa.
Ele estava sendo monitorado pelos policiais e, ao ser abordado dentro de um carro, reagiu atirando contra a equipe policial em uma viatura, que revidou atirando e atingiu o elemento. Ele ainda foi socorrido e levado ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram encontrados um revólver calibre 38, com três munições deflagradas e duas intactas, além de drogas e um celular. O foragido tinha ficha extensa e havia sido condenado a 31 anos de prisão.
O corpo foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML) para passar por exame de necropsia, mas o resultado não foi divulgado.