O foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), Valterlins Moraes da Silva, 29 anos, conhecido como Vasco, acabou morrendo em uma troca de tiros com policiais militares na tarde desta segunda-feira (18). A abordagem que ele reagiu aconteceu por volta das 16h, no bairro Jardim Olímpico.
Vasco fugiu no dia 29 de setembro de 2015 e era investigado por vários roubos na cidade, desde que fugiu da unidade prisional. Segundo informações da Polícia Militar, Valterlins pertenceria a uma facção que atua na unidade prisional e deixou o presídio com a ordem de executar roubos e levantar dinheiro para a organização criminosa.
A Polícia informou que o foragido vinha sendo monitorado e foi avistado por policiais militares e agentes da Divisão de Captura (Dicap) da Sejuc dentro de um veículo suspeito, no bairro Jardim Olímpico.
“Ao ser abordado, Valterlins efetuou diversos disparos contra a guarnição, que revidou aos tiros, vindo a alvejar o foragido. Ele foi conduzido ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar”, informou a Secretaria de Comunicação do governo.
Os policiais recolheram um revolver calibre 38, com três cápsulas deflagradas e duas intactas, além de droga e um aparelho celular.
Valterlins tem passagem pelo sistema prisional roraimense desde o ano de 2005 e possuía uma extensa ficha criminal. Ele foi condenado a 31 anos de prisão por roubo, formação de quadrilha, porte ilegal de armas, furto e tráfico de drogas. Em sua ficha carcerária, há o registro de seis fugas.
Com informações da Secom/RR