Polícia

Foragido que comandava assaltos em Boa Vista é recapturado no Amazonas

Conhecido como Red Bull ou Dimas Fodex, Leno foi preso após ação conjunta entres polícias de Roraima e do Amazonas

O foragido da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo Leno Rocha de Castro, conhecido como Red Bull ou Dimas Fodex, de 26 anos, foi recapturado na tarde de ontem, 3, no município de Manacapuru, no Amazonas. Leno, que fugiu da PAMC no dia 8 de maio, foi preso após uma ação conjunta realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), por meio da Divisão de Captura (Dicap), Secretaria de Segurança Pública de Roraima, Polícias Civil e Militar, Departamento de Informação e Inteligência da PMRR, Núcleo de Inteligência Polícia Civil e Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações da Polícia Civil do Amazonas.

A investigação teve início no mês passado, após Leno ser reconhecido pelas vítimas em virtude dos vários roubos praticados em Boa Vista. Segundo informações da polícia, Leno rendia as vítimas em suas residências utilizando uma submetralhadora de marca Uzi, de fabricação Israelense.

Durante as investigações, vários comparsas do foragido foram presos, mas ele, no entanto, sempre conseguia escapar. Acuado pelas forças policiais do Estado, ele fugiu de Roraima, indo esconder-se na cidade de Manacapuru, interior do Amazonas, onde permanecia escondido até ontem.

As equipes da Dicap e Inteligência da PMRR se deslocaram até Manaus e, com apoio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudacões da Polícia Civil, seguiram até Manacapuru na tentativa de localizar o criminoso foragido. Após três dias de trabalho de inteligência no local, conseguiram avistar Leno na garupa de uma motocicleta.

Segundo o chefe de operações da Dicap, Roney Cruz, ao tentar realizar abordagem, o foragido e seu comparsa fugiram, sendo acompanhado pelas equipes policiais, que conseguiram efetuar a prisão após abordagem à moto em que ambos estavam.

Leno é um dos líderes de uma facção criminosa que possui ramificações em todo o território brasileiro e que atua no comando do crime organizado. A equipe retornará com Leno para Boa Vista, que ficará à disposição da Justiça.

FICHA – Leno estava foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo desde o dia 8 de maio deste ano, onde cumpria pena, condenado há mais de 50 anos de prisão pelas práticas de tráfico e associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, furto, roubo e formação de quadrilha.

Logo após a fuga, Leno comandou vários assaltos seguidos em Boa Vista. “Ele age sempre do mesmo modo operante: primeiro fica de espreita e aguarda a saída das vítimas, que, em geral, estão em seus veículos, para, em seguida, fazer a abordagem. Ao rendê-las, ele pede para entrar na casa, momento em que aciona os comparsas que chegam em um veículo e levam materiais de valor, além de grandes quantias em dinheiro”, explicou um policial.