A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 14, a operação Alevinos, com objetivo investigar fraudes em licitações relativas ao programa de Aquicultura Familiar de Rorainópolis no ano de 2014.
Mais de 30 policiais federais e servidores da Controladoria Geral da União (CGU) cumprem 7 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal em Roraima em Boa Vista e em São João da Baliza/RR.
Segundo a PF, as investigações tiveram início com um relatório da CGU que verificou irregularidades no âmbito de um convênio firmado em 2013, no valor de R$ 2 milhões e 300 mil, do município de Rorainópolis com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
De acordo com as investigações, os valores eram destinados ao desenvolvimento da cadeia produtiva da Aquicultura Familiar no Município de Rorainópolis por meio da escavação de tanques de piscicultura em propriedades selecionadas, fornecimento de insumos e a capacitação dos agricultores familiares.
O inquérito policial aponta diversos indícios de que as 3 licitações referentes ao convênio teriam sido fraudadas para beneficiar os suspeitos de participarem do esquema, o qual incluiria servidores públicos e empresários.
Os suspeitos são investigados por crimes como o de organização criminosa, fraude em licitação, peculato e lavagem de dinheiro.