A segunda-feira de carnaval, dia 20, não foi festiva para Armando Gomes de Souza Júnior, de 37 anos, que foi surpreendido e preso pelas equipes da Divisão de Captura da Assessoria Especial de Inteligência da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Dicap/AEI/Sejuc) e da Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP), composta por policiais federais, militares, civis, penais e rodoviários federais. Ele e o comparsa, A. M. S. B, de 22 anos, estavam fortemente armados no momento da prisão que ocorreu em uma vila no bairro Mecejana, zona Oeste de Boa Vista.
Os policiais receberam informação de que Armando estava foragido da Justiça do Amazonas por descumprir medida judicial. O indivíduo é condenado por homicídio e cumpria pena em Manaus, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, no entanto, retirou o equipamento e fugiu para Roraima, motivo pelo qual foi expedido um mandado de prisão no dia 06 de janeiro deste ano, pela 3ª Vara de Execução Penal da Comarca de Manaus.
O local onde o foragido estava, passou a ser monitorado pelas equipes, até que no fim da tarde do dia 20, por volta das 17h30, foi visto em frente à vila, ocasião em que sofreu a abordagem. Ele ainda tentou enganar os policiais, informando que o mandado de prisão era para seu pai que tem o mesmo nome, mas que já é falecido.
No momento da prisão, Armando confessou que tinha passagem pela Polícia, mas negou que era foragido. Ao ser questionado se guardava algum produto ou objeto ilícito, declarou que tinha um revólver e uma arma calibre 12, que trouxe da região de garimpo, onde estava desde que fugiu de Manaus.
De acordo com as equipes policiais, junto com Armando estava o comparsa que demonstrou nervosismo enquanto respondia aos questionamentos sobre seus dados pessoais. O jovem confessou que estava com armas e drogas dentro do imóvel. Depois de receberem autorização para iniciar as buscas, os policiais vasculharam o interior do apartamento e encontraram quatro armas, sendo uma escopeta cal.12, com numeração raspada; um revólver calibre 38 (NJ140125); um rifle calibre 38 (B105380) e uma arma de fabricação caseira, elaborada para receber munição calibre 38.
Além das quatro armas, havia ainda uma quantidade de 22 munições calibre 12; 50 munições de calibre 22 e mais 34 munições de calibre 38. A arma calibre 38 estava escondida no banheiro do apartamento, alimentada com seis munições de mesmo calibre. Dentro de uma cômoda foram encontradas duas porções pequenas de skank e cocaína.
Questionado a respeito da procedência das armas de fogo, o comparsa assumiu ser o dono e que as utilizava no garimpo da região do rio Uraricoera, mas que pretendia vender o armamento em Boa Vista. Diante do flagrante, o jovem recebeu voz de prisão por posse ilegal de arma de fogo e posse irregular de substância entorpecente, sendo conduzido à Delegacia, enquanto Armando, por ter sido capturado, foi encaminhado para o sistema prisional, em cumprimento de mandado de prisão.
DENÚNCIA – Quem obtiver informações sobre o paradeiro de criminosos e foragidos, poderá auxiliar a DICAP, fazendo denúncia por meio do telefone (95) 991399529 (WhatsApp) ou pelas redes sociais instagram: @dicaprr ou facebook: Dicap. A identidade do denunciante será mantida em total sigilo.