Durante uma ação conjunta, um garimpeiro, de 42 anos, foi preso com cassiterita, motoserra e outros equipamentos, na comunidade Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, nessa segunda-feira, 21. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 23, pelas Forças Armadas.
O homem foi detido por militares, que realizavam patrulha de rotina no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte. O suspeito não reagiu e se entregou sem resistência.
Na ocasião, a equipe de militares foi guiada por um servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) a uma barraca e apreendeu diversos materiais que estruturavam o local. Junto com o suspeito, foram apreendidos 1,5 kg de cassiterita, uma balança de grande porte, motosserras, motores de popa, uma balança de precisão, uma TV, além de mantimentos e combustível.
Na terça-feira, 22, o suspeito foi transportado para Boa Vista por uma aeronave das Forças Armadas e encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal.
A repressão aos crimes transfronteiriços e ambientais integra uma das frentes da Operação Ágata Fronteira Norte, que é um trabalho coordenado entre as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências, de acordo com o Decreto nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11575, de 21 de junho de 2023.