Garimpeiros atuando ilegalmente na zona rural do município de Iracema conseguiram fugir de uma operação do Exército Brasileiro, mas duas aeronaves utilizadas na operação de extração de ouro foram apreendidas.
A ação faz parte da Operação Verde Brasil II e reúne integrantes da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipa).
Segundo informações do Ministério da Defesa, as instituições identificaram um local utilizado como ponto de abastecimento do garimpo e decolagem de aeronaves no interior do Estado e realizaram na última quinta-feira, 08, uma incursão a fim de apreender material e pessoas.
Ao chegarem no local, os agentes encontraram duas aeronaves de pequeno porte, conhecidas como “Papa Tango”, grande quantidade de combustíveis armazenados em galões de plástico e material para abastecimento dos aviões. Porém, não havia a presença de pessoas no local.
Todo o material e as aeronaves apreendidas foram transportadas para Boa Vista e entregues à Polícia Federal (PF) e ao Ibama.
O Ministério da Defesa ressaltou ainda que as investigações para impedir as atividades ilegais permanecem. “As ações da 1ª Bda Inf Sl, dos órgãos de Proteção Ambiental Federais e do Estado de Roraima e dos órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais, no escopo da Operação Verde Brasil II, sob coordenação da Força Tarefa Conjunta Integrada Lobo D’Almada, têm alcançado expressivos resultados no combate aos crimes ambientais e transfronteiriços no estado”, finalizou.
Veja fotos da operação: