MENTE DE COLMEIA

Grupo suspeito de usar fazendas em apoio ao tráfico de drogas é alvo de operação

Ação das forças de segurança do Estado é cumprida em Boa Vista, Mucajaí, Cantá, além de Itaituba (PA) e Santarém (PA)

Sede da Superintendência da Polícia Federal em Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sede da Superintendência da Polícia Federal em Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Força-Tarefa de Segurança Pública de Roraima (FTSP-RR) cumpre, na manhã desta sexta-feira (28), sete mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária contra um grupo suspeito de operacionalizar o tráfico de drogas com o apoio de aeronaves a partir de Roraima.

Cerca de 30 agentes cumprem os mandados expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Mucajaí, no âmbito da segunda fase da Operação Mente de Colmeia, deflagrada para desmontar a organização.

Os mandados são cumpridos em duas fazendas que seriam utilizadas pelo grupo para o pouso e decolagem de aeronaves, sendo uma em Mucajaí e outra no Cantá, assim como na capital Boa Vista, além dos municípios de Itaituba (PA) e Santarém (PA). Imagens divulgadas pela PF mostram a apreensão de armas durante a ação.

Armamento apreendido durante a operação desta sexta-feira (Foto: PF)

A investigação iniciou após a FTSP apreender meia tonelada de skunk (a droga conhecida como supermaconha), em dezembro de 2022, na zona rural de Mucajaí. Foi a maior apreensão de entorpecentes em Roraima.

A primeira fase da operação, naquele mesmo mês, resultou na identificação e prisão de cinco acusados de participar do esquema de transporte de drogas.

As buscas realizadas na primeira fase permitiram identificar novos suspeitos de envolvimento com o grupo, que possuiria uma base de apoio logístico e operacional em Mucajaí para o envio de drogas por aviões para outros estados brasileiros.

A FTSP-RR é composta pelas polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM), Civil (PC) e Penal (PP) e pelas secretarias estaduais de Segurança Pública (Sesp) e de Justiça e Cidadania (Sejuc).