Polícia

Guarda Municipal de Mucajaí prende homicida foragido há mais de 16 anos

A Guarda Civil Municipal de Mucajaí, no Centro-Oeste do Estado, em patrulhamento de rotina nesta quarta-feira, avistou um indivíduo em atitudes suspeitas, na Travessa Padre Tobias, próximo ao Clube do Progresso. Segundo as informações, o elemento estava parado com uma bicicleta em um local onde há vários terrenos baldios. Tratava-se de um foragido do Estado de Mato Grosso, que há 16 anos  cometeu um homicídio.

Feita a abordagem de rotina, o homem não possuía nenhum tipo de documentação e portava uma faca. “Fizemos alguns questionamentos sobre passagem pela polícia e ele nos informou que não tinha passagem, que era um   trabalhador residente em Mucajaí, com sua esposa e quatro filhos, e que no momento não estava trabalhando. No entanto, fizemos a consulta de praxe pelo sistema da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura)”, informou a Guarda Municipal.

Assim que repassaram os dados do suspeito, identificado como Marcos dos Santos Almeida, 36 anos, ficou constatado que há um mandado de prisão em aberto expedido no dia 1º de outubro de 2013, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), pelo crime de homicídio privilegiado (quando o crime é cometido em uma situação de desespero ou compulsão violenta).

O CASO – O crime ocorreu no município de Terra Nova do Norte, região norte de Mato Grosso, distante 642 km da Capital, Cuiabá. Assim que receberam a confirmação do crime, o foragido confirmou todas as informações fornecidas pela Dicap aos guardas, inclusive que o crime ocorreu há mais de 16 anos.  

“Portanto, o conduzimos à Delegacia de Polícia Civil de Mucajaí para os procedimentos cabíveis. Sendo assim, a Polícia Civil assumiu a ocorrência e levaram o foragido até Boa Vista, para entregá-lo  ao órgão  competente e dar início aos procedimentos legais”, informou a Guarda.

Conforme a Dicap, o pedido de prisão preventiva ainda não havia sido cumprido porque o homicida é fugitivo desde a data do crime, em 1999. A decisão judicial aguardava a detenção e buscava a localização de Marcos para executar o mandado. (J.B)