Polícia

Guianense que desapareceu após deixar a prisão é localizado

Consulado disse que os familiares não foram informados sobre a soltura do homem. Sejuc informou que a Justiça não fez recomendações sobre a soltura e que os autos do processo judicial não são encaminhados à pasta

O guianense Christopher Albert Francis Rohan Nichols, de 40 anos, foi localizado na noite dessa quarta-feira (8), em uma rua próxima da subestação de energia do bairro Jardim Floresta, informou o Consulado Geral da Guiana. O homem, que sofre de esquizofrenia, estava desaparecido desde 31 de maio, após receber alvará de soltura e deixar a Penitenciaria Agrícola do Monte Cristo (Pamc).

Segundo o Consulado, a mãe de Christopher procurou o órgão solicitando ajuda para localizar o filho. O Consulado disse que os familiares não foram informados sobre a soltura do homem, mesmo constando nos autos do processo, um laudo médico apontando seu quadro clínico de esquizofrenia, um distúrbio que afeta a capacidade de pensar, sentir e se comportar com clareza.

Está é a segunda vez que Christopher desaparece – a primeira foi em dezembro passado. A mãe dele informou ao Consulado que ele provavelmente não fazia uso de medicação por causa da esquizofrenia.

Ela foi orientada a registrar um boletim de ocorrência para pessoas desaparecidas. Dias depois, a Polícia Civil entrou em contato com a mulher para informá-la de que o filho havia sido localizado no sistema prisional. Christopher foi preso em flagrante por furto e foi levado para a Pamc.

Por sua vez, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que a Justiça não fez recomendações sobre a soltura e que os autos do processo judicial não são encaminhados à pasta.