Com o avanço da tecnologia, hoje é possível comprar e vender com facilidade qualquer produto. Entretanto, a internet também tem sido usada para aplicação de golpes. Um técnico de radiologia de 46 anos teve o perfil clonado em um aplicativo de mensagens após inserir seu veículo em um site de vendas.
A vítima foi até o 5º Distrito Policial na tarde desta quarta-feira (29) e relatou que logo após inserir os dados do veículo e o seu telefone para contato, recebeu uma ligação de um número com o DDD 011 (São Paulo) onde afirmou que o técnico deveria seguir alguns procedimentos para que o anúncio fosse validado no site de vendas.
O golpe consiste em pedir que a vítima confirme dados já disponibilizados no anúncio e que forneça o código do aplicativo de mensagens que é enviado por SMS ao verdadeiro dono do perfil. O objetivo do criminoso é se passar pela pessoa e pedir dinheiro aos amigos e familiares em nome dela.
O técnico relatou ainda que logo após ceder o código, percebeu que o programa parou de funcionar no seu aparelho e em seguida, vários dos seus contatos pessoais começaram a ligar e perguntaram o motivo dele estar pedindo dinheiro.
O caso será investigado pela Polícia Civil.
SEGURANÇA – Uma forma que pode evitar a clonagem do perfil, segundo especialistas em segurança virtual, é a ativar a autenticação por dois fatores. Desta forma, a conta será protegida por uma senha adicional, evitando possíveis invasões.
PRONUNCIAMENTO – Como a prática deste tipo de golpe tem se tornado comum, o site de vendas virtual destaca em pronunciamento oficial que “não solicita código de verificação ou senhas para nenhum usuário e recomenda que as negociações aconteçam via chat, na plataforma”.