ALTO ALEGRE

Homem morre após ser perseguido e baleado no tórax pela PM por atirar contra policiais

José Emerson Oliveira Neves chegou a ser levado para o HGR, em Boa Vista, mas não resistiu ao ferimento de disparo de arma de fogo

José Emerson tinha 42 anos (Foto: Divulgação)
José Emerson tinha 42 anos (Foto: Divulgação)

Um homem de 42 anos morreu após furar o bloqueio policial e ser baleado no tórax pela Polícia Militar em perseguição da corporação na madrugada deste sábado (23), em Alto Alegre, Norte de Roraima. José Emerson Oliveira Neves chegou a ser levado para o HGR (Hospital Geral de Roraima), em Boa Vista, mas não resistiu ao ferimento.

No veículo dele, a PM encontrou um revólver calibre 38 com numeração suprimida, três munições já usadas e duas munições intactas, além de oito volumes de material arenoso. O caso foi registrado na Delegacia de Alto Alegre. José Emerson respondia a um processo por crimes ambientais, segundo a corporação.

A PM disse ter sido chamada por volta de 1h40 para averiguar denúncias de que veículos transportavam minérios pela rodovia estadual RR-205, em Alto Alegre. Conforme a corporação, durante um bloqueio montado após a vila Recrear, Neves, que dirigia um Fiat Punto, avançou o ponto de bloqueio jogando o veículo contra os policiais.

Com isso, os agentes iniciaram um acompanhamento tático, enquanto o suspeito dirigia em alta velocidade para Boa Vista. A PM chegou a acionar sinais sonoros e luminosos da viatura com ordem de parada a José Emerson, mas o motorista desobedeceu a ordem legal e continuou a fugir.

O carro entrou no perímetro da vila Recrear e seguiu por uma estrada de chão. A viatura policial tentou se aproximar do veículo lateral esquerda do veículo e foi surpreendida por disparos de arma de fogo efetuados pelo suspeito.

Nesse momento, a guarnição recuou para depois prosseguir com o acompanhamento. Ao chegar à entrada da RR-325, houve novos disparos contra a equipe. Em resposta, a PM disse ter usado os meios proporcionais disponíveis. Com isso, o suspeito perdeu o controle do veículo, desceu por um barranco, colidiu com o muro de uma construção e parou ao bater em uma árvore.

Dois policiais se aproximaram e pediram várias vezes para que José Emerson saísse do carro e se rendesse, mas sem obter resposta. Ao se aproximar mais, encontrou dentro do veículo o motorista desfalecido, com respiração ofegante, e uma arma de fogo calibre 38 no assoalho.

A PM notou que o suspeito tinha um ferimento no tórax e imediatamente iniciou procedimentos de primeiros socorros. Na sequência, ele foi removido ao HGR, enquanto dois policiais ficaram na área da ocorrência para preservar o local. José Emerson chegou ainda com vida ao hospital, mas ele não resistiu. A perícia da Polícia Civil também esteve no local da ocorrência.