Polícia

Homem morre de infarto ao mergulhar em rio no Cantá

No fim da tarde de domingo, 3, Pedro Fonteles Pereira, de 44 anos, morreu após mergulhar no Rio Quitauaú, na região da Comunidade do Taboca, no Município do Cantá, a centro-leste do Estado. Passava das 16h30, quando ele foi levado pela correnteza.

A causa da morte só foi esclarecida depois da necropsia. A família acreditava que a morte foi causada por afogamento, no entanto, o IML constatou que o homem acabou sofrendo um ataque cardíaco enquanto tomava banho no rio.

A esposa da vítima registrou a ocorrência na Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial e relatou que Pedro deu um mergulho, mas logo em seguida os familiares perceberam que algo de errado teria acontecido, uma vez que o homem foi levado pela correnteza e escorregava por entre as pedras, sem atender aos chamados.

Segundo ela, as mãos da vítima estavam roxas. Ele foi tirado da água e levado ao Posto de Saúde da Vila Progresso, mas a unidade estava fechada. Em seguida, foi levado ao Posto de Saúde da Comunidade da Malacacheta, mas o homem já estava morto. A certificação de que não haviam sinais vitais foi feita pelo enfermeiro de plantão da comunidade indígena.

O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo até a Capital, onde passou por exame cadavérico. A esposa de Pedro contou que ele era hipertenso e não tomava a medicação prescrita pelo médico regularmente. Além disso, ele pesava 140 quilos, sendo um agravante para seu estado de saúde. O homem morava com a família na Vila Progresso. O corpo foi liberado na manhã de ontem, 4. (J.B)