Polícia

Homens da Cipa vão a Mucajaí apurar suposto crime ambiental

Homens da Cipa vão a Mucajaí apurar suposto crime ambiental

Desde domingo, 17, um vídeo viralizou na Internet e redes sociais. Um jacaré gigante, de aproximadamente cinco metros de comprimento, aparece abatido às margens do rio Apiaú, em Mucajaí, na região Centro-Oeste do Estado. Diante da publicação, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) foi ao local e confirmou a veracidade das imagens.

Na segunda-feira, 18, a Cipa começou a fazer diligências para tentar esclarecer o caso, inclusive com ajuda da equipe do município e informações de moradores. Os policiais chegaram até a propriedade onde o vídeo foi gravado. O local é usado como porto para os ribeirinhos das proximidades.

Segundo testemunhas, um senhor conhecido por “Cowboy” é o autor dos disparos que mataram o animal. Conforme informações, o primeiro compartilhamento do vídeo ocorreu em 7 de fevereiro e estima-se que o jacaré tenha sido morto dois dias antes. Pelo menos até ontem, o homem não foi localizado.

“Por não ser possível individualizar a conduta criminosa e não se encontrar mais em flagrante delito, todos os fatos e testemunhas estão sendo encaminhados aos órgãos ambientais com competência administrativa”, destacou a Cipa.

A Polícia Civil vai investigar o fato e ouvir todas as partes envolvidas. Conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, é crime “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. A pena é de detenção de seis meses a um ano e multa. (J.B)