O indígena A. S. F., de 60 anos foi preso pelo crime de furto de gado na manhã desta terça-feira (06). O irmão dele, A. P. S., de 50 anos, foi preso na semana passada pelos policiais de Normandia pelo mesmo crime que ocorreram em 2008 e 2010.
A ação foi realizada por Agentes do SIOP (Setor de Investigação e Operação) da Delegacia de Normandia ao cumprir o mandado de prisão decorrente de sentença penal condenatória.
Segundo o Delegado Titular da Delegacia de Normandia, Rodrigo Gomides, os crimes em que os dois irmãos foram sentenciados pela Justiça ocorreram entre os anos de 2008 e 2010, quando foram furtadas aproximadamente duzentas cabeças de gado e seis cavalos, de várias fazendas e Comunidades Indígenas no município de Normandia.
A partir de então, a Polícia Civil iniciou as diligências para identificar a autoria e esclarecer os crimes.
Durante as investigações, a Polícia Civil comprovou a participação dos dois homens no crime como os autores dos furtos. Em 2010 foi instaurado inquérito policial pelo crime e durante as investigações eles foram indiciados e a promotoria da Comarca de Bonfim ofereceu denúncia ao Poder Judiciário. Após o julgamento, ambos foram condenados e tiveram suas prisões decretadas.
Segundo o Delegado, no final do mês de junho os mandados de prisão deles foram expedidos pela Comarca de Bonfim e encaminhados à Delegacia de Normandia. Os policiais diligenciaram e prenderam inicialmente A. P., em sua residência, localizada em uma Comunidade Indígena do município de Normandia.
Ontem, os Agentes cumpriram o mandado de prisão de A. F. S., na sede de Normandia. Ele e o irmão foram condenados à pena de quatro anos e um mês de reclusão, inicialmente em regime semiaberto e pagamento de multa.
“Os dois irmãos tiveram suas prisões decretadas pela Justiça pela prática de crime de furto de gado. Prendemos um deles primeiro e, agora, estamos cumprindo a segunda prisão, do mesmo caso. Então damos por encerrados os trabalhos”, disse o Delegado.
Leia mais: Indígena é condenado por furto por mais de 200 cabeças de gado