Polícia

Idoso morre após atropelamento no bairro Santa Tereza

O aposentado Antônio Vieira de Sousa, de 78 anos, foi atropelado por uma moto enquanto andava de bicicleta pela Rua Matrinxã, no bairro Santa Tereza. O acidente ocorreu por volta das 21h30 de terça-feira, 16 e, apesar de ter sido socorrido, o idoso morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR).

De acordo com a filha, o aposentado seguia pela margem da rua e mesmo assim foi atingido pela moto, momento em que caiu e passou a sangrar pela boca, nariz e ouvidos. Ela contou que recebeu um telefonema e foi ao local do acidente, onde encontrou o pai ainda consciente e falando, mas pediu que ele não fizesse qualquer esforço.

O condutor da motocicleta permaneceu no local do acidente, prestou assistência à vítima, deixou número para contato com familiares do idoso e disse que estaria à disposição, mas não contou detalhes sobre o caso. A Polícia Militar conversou com o motociclista, suspeitando que ele estivesse bêbado. O teste do “bafômetro” foi realizado, dando como resultado 1,00 mg/l (miligramas por litro de ar), muito acima de 0,05 mg/l, estabelecido pela legislação.

Sabendo que o condutor da moto estava embriagado e que não tinha habilitação para dirigir, os policiais o conduziram à Central de Flagrantes do 5o DP. A PM destacou que a bicicleta da vítima foi retirada do local da colisão e que o aposentado trafegava sentido Rua Lírio do Vale e fez uma conversão à direita, quando aconteceu o acidente. A perícia não foi solicitada porque a cena do acidente foi adulterada. 

Com a chegada do Samu, Antonio recebeu os primeiros socorros e depois de estabilizado foi levado ao Pronto-Socorro Francisco Elesbão, no HGR. Segundo a filha, o pai deu entrada na unidade por volta das 22h30, mas morreu antes da meia-noite.

Na delegacia, o motociclista foi ouvido pela autoridade policial, que levou em consideração as provas de que ele praticou homicídio culposo na direção de veículo automotor, como destaca o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motivo pelo qual foi autuado em flagrante e ficou detido até a manhã de ontem, 17, quando foi apresentado à Justiça em audiência de custódia.

O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para ser submetido a exame cadavérico. A morte foi causada por traumatismo cranioencefálico em decorrência de atropelamento. O corpo da vítima foi liberado pelos filhos, na manhã de ontem, para realização de funeral e sepultamento. (J.B)