MINERVALDO LOPES
E YARA WALKER
O último dia de fevereiro foi marcado por dois incêndios de grande proporção em regiões que estão sendo castigadas pela estiagem no Estado. O primeiro caso ocorreu por volta das 21h, na região de Monte Cristo.
Segundo informações obtidas pela FolhaWeb, o incêndio ocorreu na vegetação próxima da Casa do Índio (Casai), unidade de saúde vinculada à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A altura das labaredas assustou os indígenas que estavam sendo atendidos no local.
De acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR), foram necessárias duas equipes com kits de combate a incêndio florestal.
“Cada kit conta com um reservatório de água com capacidade para 600 litros, motobomba, magote e esguicho tipo pistola. Além dos kits de combate a incêndio florestal, foram utilizados abafadores e mochilas costais para a completa extinção das chamas”, destacou.
Apesar da intensidade das chamas, que afetou mais de três hectares, o CBM destacou que as equipes conseguiram controlar rapidamente o incêndio, evitando danos patrimoniais aos moradores do local.
OUTRO CASO – Já o segundo incêndio ocorreu em uma comunidade indígena da Raposa Serra do Sol, no município de Normandia, Leste do Estado. Moradores informaram que o fogo começou à tarde e acabou se estendendo pela noite. Além da vegetação, uma ponte da região acabou sendo consumida pelas chamas.
Um vídeo mostra que moradores tiveram que usar um caminhão-pipa para conter o incêndio. Eles revelaram ainda que o fogo foi provocado por indígenas. A reportagem consultou o Corpo de Bombeiros, que informou ter sido acionado para atender a ocorrência.
Ponte na Região da Raposa Serra do Sol pega fogo from TV FOLHABV on Vimeo.