Polícia

Indígena é condenado por furto de mais de 200 cabeças de gado

Os crimes ocorreram entre os anos de 2008 e 2010

O indígena A. P. S., de 50 anos foi condenado pelo crime de furto de gado (Abigeato). A prisão foi realizada por Agentes do SIOP (Setor de Investigação e Operação) da Delegacia de Normandia, cumpriram na manhã desta quinta-feira (1°), um mandado de prisão decorrente de sentença penal condenatória.

Os crimes ocorrerram entre os anos de 2008 e 2010, quando foram furtados aproximadamente duzentas cabeças de gado e seis cavalos, de várias fazendas e Comunidades Indígenas no município de Normandia.

De acordo com o Delegado Titular da Delegacia de Normandia, Rodrigo Gomides, logo que foram registrados os furtos, o caso foi denunciado à Polícia Civil, que deu início às diligências para identificar a autoria do crime.

Durante as investigações A. P. S., foi apontado como o autor dos furtos. Em 2010 foi instaurado inquérito policial pelo crime e durante as investigações o agricultor foi indiciado e a promotoria da Comarca de Bonfim ofereceu denúncia ao Poder Judiciário. Após o julgamento, ele foi condenado e teve sua prisão decretada.

Segundo o Delegado, no início desta semana o mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Bonfim e encaminhado à Delegacia de Normandia.

“Imediatamente nossos Agentes deram início às diligências para cumprir a determinação judicial que foi concluída com êxito, resultando na prisão de A. P., que ocorreu em sua residência, localizada em uma Comunidade Indígena do município de Normandia”, destacou o Delegado.

Ainda conforme Gomides, A. P., foi condenado a quatro anos e um mês de reclusão, inicialmente em regime semiaberto e pagamento de multa.

“Os advogados dele entraram com Recurso de Apelação e a Sentença Condenatória foi mantida e expedido o mandado de prisão que foi cumprido nesta quinta-feira e ele será encaminhado para a Audiência de Custódia na Capital onde ficará à disposição do Poder Judiciário”, concluiu o Gomides.