EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

Indígena ferido é resgatado na Terra Yanomami

A evacuação foi solicitada pela Funai, que acionou a Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate

Ao chegar em Boa Vista, o indígena foi transferido para o Samu e encaminhado ao HGR. Foto: reprodução/FAB
Ao chegar em Boa Vista, o indígena foi transferido para o Samu e encaminhado ao HGR. Foto: reprodução/FAB

Um indígena da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi resgatado na madrugada desta quinta-feira (27) após sofrer ferimentos graves. Ele havia sido estabilizado por profissionais de saúde locais na região de Surucucu, mas necessitava de atendimento médico urgente.

A evacuação foi solicitada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), que acionou a Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate. A FAB, por meio do Esquadrão Hárpia, enviou um helicóptero H-60L Black Hawk, equipado com tecnologia de visão noturna, para realizar a operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A aeronave decolou da Base Aérea de Boa Vista (BABV) com uma equipe médica, realizando o voo em condições de baixa luminosidade. O deslocamento até o local e o retorno à capital roraimense duraram cerca de 1h20.

Vídeo: reprodução/FAB

Ao chegar em Boa Vista, o indígena foi imediatamente transferido para o atendimento das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Exército Brasileiro, sendo encaminhado ao Hospital Geral de Roraima. O resgate fez parte da Operação Catrimani II, uma ação das Forças Armadas em parceria com outros órgãos governamentais.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.