
Um indígena da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi resgatado na madrugada desta quinta-feira (27) após sofrer ferimentos graves. Ele havia sido estabilizado por profissionais de saúde locais na região de Surucucu, mas necessitava de atendimento médico urgente.
A evacuação foi solicitada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), que acionou a Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate. A FAB, por meio do Esquadrão Hárpia, enviou um helicóptero H-60L Black Hawk, equipado com tecnologia de visão noturna, para realizar a operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aeronave decolou da Base Aérea de Boa Vista (BABV) com uma equipe médica, realizando o voo em condições de baixa luminosidade. O deslocamento até o local e o retorno à capital roraimense duraram cerca de 1h20.
Ao chegar em Boa Vista, o indígena foi imediatamente transferido para o atendimento das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Exército Brasileiro, sendo encaminhado ao Hospital Geral de Roraima. O resgate fez parte da Operação Catrimani II, uma ação das Forças Armadas em parceria com outros órgãos governamentais.