Uma mulher indígena foi assassinada a facadas na Comunidade Ajarani, região de Caracaraí, ao Sul de Roraima. A vítima, identificada preliminarmente como Janete Yanomami, era da Comunidade Xexena e estava grávida de quatro meses. As motivações ainda são desconhecidas.
De acordo com informações do delegado titular do município, Francisco Araújo, o principal suspeito seria um adolescente. O caso ocorreu no sábado (18) por volta das 16h.
O delegado narra que, conforme informações de funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os indígenas estariam embriagados e no momento do ocorrido, como os servidores estavam em um pequeno efetivo, não puderam verificar a situação.
No mesmo dia, os servidores teriam sofrido ameaças de morte por parte de outro indígena, que não possui envolvimento no assassinato. Justamente por medo de represálias, o corpo da vítima só foi removido na manhã desta quarta-feira (22) pelo Instituto Médico Legal (IML), quando a situação já estava sob controle.
A mulher foi encontrada em uma vala simples, com telhas e um pouco de barro em cima do corpo, já em avançado estado de decomposição.
Ainda segundo o delegado, as investigações já foram iniciadas e o adolescente apontado como o autor, deverá ser ouvido.