Um índio de 14 anos deu uma flechada e matou outro índio, de 16 anos, por causa de uma manga. O crime ocorreu na tarde de quarta-feira, 29, na Terra Indígena Yanomami, na região do Ajarani, no Município de Caracaraí, a 155 quilômetros da Capital pela BR-174, Centro-sul do Estado. Os índios eram de tribos diferentes, por isso, após a flechada mortal, houve um confronto entre os membros das duas comunidades. A Polícia Militar informou que três índios se feriram durante a briga generalizada. Um foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao setor de trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão, na Capital.
Para fugir das flechadas, as mulheres e crianças Yanomami fugiram para a vila São José, em Caracaraí. Uma equipe de policiais militares se deslocou até a vila para garantir a segurança dos moradores.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou, ontem, o homicídio, mas disse que a situação já estaria sob controle. Para evitar novos confrontos no Ajarani, o órgão indigenista disse que levou uma parte dos índios à região do Apiaú, onde eles têm “parentes”.
O corpo do adolescente morto não saiu da terra indígena. Ele será sepultado por parentes de sua comunidade. A Funai adiantou que enviará um relatório à Polícia Civil de Caracaraí comunicando o caso. (AJ)
Polícia
Índio morre flechado em briga por manga
Yanomami de 14 anos deu a flechada mortal no peito de outro, de 16 anos, por causa de uma disputa por fruta