Francisco Jhonatan Carneiro Silva, 24 anos, mais conhecido como “ANJO DE LUZ”, foi preso durante uma ação integrada realizada entre policiais da Assessoria Especial de Inteligência – AEI/DICAP da Secretaria de Justiça e Cidadania-SEJUC e Força Tarefa de Segurança Pública – FTSP ocorrida na manhã do dia 8 de setembro.
Ele estava foragido da Justiça desde do dia 02 de junho de 2022, em virtude da deflagração da Operação Tabuleiro deflagrada pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal e pelas Secretarias de Justiça e Cidadania e da Segurança Pública do estado, ocasião em foram cumpridos mais de 82 mandados, sendo 47 mandados de prisão preventiva e 35 busca e apreensão em Boa Vista, Iracema, Caracaraí e Mucajaí (Roraima), São Paulo (capital), Uberlândia (Minas Gerais) e Mato Grosso do Sul.
O objetivo da Organização Criminosa era retomar o controle da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC) e aumentar o lucro com a venda de entorpecentes. No dia que ocorreu a operação o alvo não foi encontrado pois havia ido para região do garimpo. Em seu desfavor havia o mandado de prisão expedido pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas pelas práticas dos crimes previsto no art. 2º da Lei nº 12.850/13 e art. 33 da Lei nº 11.343/06 (integrar a organização criminosa e tráfico de drogas).
Francisco estava sendo monitorado pelas equipes que observaram o foragido em atitude típica de tráfico de entorpecentes no Condomínio Jatobá – Vila Jardim, bairro Cidade Satélite. A equipe deu voz de prisão, mas Francisco não obedeceu às ordens, além de ameaçar os policiais com uma faca, resistindo a prisão, sendo necessárias técnicas policiais para imobilização do foragido.
Após a prisão foi encaminhado para Polícia Federal onde foi autuado em flagrante por Tráfico de Drogas (Art. 33 da lei n° 11.343/06), desacato ( Art. 331 do CP) resistência (Art. 329) e ameaça (Art. 147 do CP)
A população pode auxiliar a DICAP denunciando através do telefone 991399529 (WhatsApp) ou através de suas redes sociais insta: @dicaprr ou Facebook: Dicap Dicap. Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo