Três internos do Centro Sócio Educativo (CSE) promoveram um quebra-quebra durante uma atividade esportiva neste domingo, 12. Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar (PMRR) foi acionada para conter os adolescentes.
Segundo informações obtidas pela reportagem, os internos estavam num local chamado Capela, onde é realizada a prática de esportes dentro da unidade, e que na hora de serem levados de volta para os dormitórios teriam se negado e começaram a quebrar mesas, cadeiras e vidraças das janelas.
Ainda segundo informações obtidas pela reportagem, os adolescentes se armaram com os pedaços de vidraça, e após conseguirem arrombar a porta da sala onde estavam, começaram a tentar arrombar a porta da sala de relatórios na intenção de pegar as chaves e soltar os demais internos.
Um dos adolescentes chegou a subir no telhado do auditório, onde começou a gritar o nome de uma facção criminosa. Um dos internos feriu a mão durante a ação.
Os agentes acionaram a Polícia Militar que ao chegar no local, conseguiu conter os internos. Eles foram algemados e levados para a Delegacia de Polícia onde foram adotadas as providências.
Um servidor ouvido pela FolhaBV reclamou da falta de segurança para os agentes, tendo em vista que eles não usam meios de proteção.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) que é a responsável pelo local, que informou por meio de nota que durante uma atividade esportiva realizada em um espaço do Centro Socioeducativo, ocorreu um incidente envolvendo três socioeducandos, que resultou na depredação de cadeiras e materiais esportivos em uso.
Diante da situação, os agentes de segurança do Centro Socioeducativo agiram prontamente, acionando a Polícia Militar para conter a desordem e restabelecer a normalidade nas atividades do local.
A Setrabes reafirma seu compromisso com a segurança, o bem-estar e a ressocialização de todos os socioeducandos, e adotará as medidas necessárias para prevenir a ocorrência de situações semelhantes no futuro.