Polícia

Invasor é atingido por bala de borracha; Veja o vídeo

A prefeitura disse em nota que houve resistência durante a desocupação

A desocupação violenta no bairro cidade Satélite em Boa Vista, teve como saldo um invasor ferido na perna com uma bala de borracha. Na manhã deste domingo (26), os ocupantes gravaram um vídeo narrando a situação e mostrando o ferido pela guarda municipal que foi atingido por bala de borracha durante a operação no local.

Na desocupação, barracos foram destruídos, ativistas foram detidos após jogarem paus e pedras nos guardas que foram ao local para retirar os invasores.

O rapaz que levou a bala de borracha na perna não quis se identificar mas chegou a relatar ainda sentir dores na panturrilha e mostrou o buraco que a bala de borracha fez em sua perna. Ele questionou o uso de armas consideradas não letais.

“Isso evidencia mais uma vez que as chamadas armas não-letais apresentam sim riscos à vida das pessoas. E se fosse em outra parte do corpo? eu estaria morto. Não podemos lutar para ter direito a um lugar para morar sem sermos recebidos com tiro, porrada e bomba?” questionou.

Veja o vídeo:

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito esclareceu que a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) é responsável pela disciplina da ocupação do solo urbano e, nessa condição, tem o dever imposto por lei de atuar no sentido de evitar o parcelamento irregular do solo.

“Dando cumprimento ao dever, os fiscais da Emhur, em parceria com a Guarda Civil Municipal, fizeram na quarta-feira, 22, a retirada de barracos construídos de forma irregular (invasão) no bairro Cidade Satélite. Houve resistência durante desocupação. Os invasores passaram a lançar pedaços de madeira e pedras contra os guardas. Diante da situação, os guardas fizeram disparos de balas de borracha com um lançador (arma não letal) visando conter os invasores, que se recusaram a deixar o local de forma pacífica”.

A nota destacou que a Guarda Civil Municipal (GCM) não utiliza arma de fogo. “No momento a corporação passa por um treinamento rigoroso seguindo todos os padrões de segurança para que futuramente possam estar preparados para portar esse tipo de armamento. A secretaria reforça que a GCM é uma instituição séria que possui o preparo específico para atuação nas suas atribuições e, que acima de tudo, preza pelo respeito e segurança das pessoas envolvidas nas ações na qual atua”.

A Prefeitura esclarece ainda que as invasões na área urbana de Boa Vista, desde 2013, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) tem concentrado esforços para manter a proteção das áreas de titularidade do município.

“Isso possibilitou que as tentativas de ocupações/invasões e de crescimento desordenado da cidade fossem combatidas e monitoradas pelos fiscais fundiários. A desocupação é uma medida adotada pela Prefeitura de Boa Vista para evitar que se criem aglomerados sem a menor condição de habitação. Invasão é crime previsto em lei”.

Isso aconteceu hoje , um tiro disparado por um policial da Guarda Municipal. Ele estava usando uma arma dita não letal e foi isso o que uma arma não letal fez. Mas imagina só vocês, se eles fazem isso com uma arma não letal imagina o que farão com uma arma de fogo? E se esse tiro fosse no peito não teria matado? A Guarda municipal não tem preparo específico para manusear uma arma de fogo.