Polícia

João Branco vai para presídio de segurança máxima no Paraná

Narcotraficante do Amazonas foi preso hoje em RR com mais três comparsas

O narcotraficante João Pinto Carioca, vulgo João Branco, será encaminhado para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes.

“[O João Branco] vai seguir direto para um presídio federal, provavelmente o de Catanduvas, que é onde estão outros integrantes da facção”, informou.

Joao Branco é suspeito de determinar ações de crime organizado e inclusive homicídios em Manaus mesmo a distancia, comandando o tráfico de drogas no Amazonas com a ajuda de quadrilha aliadas, segundo a polícia.

Ele era considerado foragido desde março de 2014, quando policiais encontraram um túnel no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus. O local pode ter sido usado para a fuga dele, que cumpria pena no regime semiaberto da unidade prisional.

Com João Branco, outros três criminosos do Amazonas foram presos. São: Makysoniel Nogueira Braga, de 31 anos, natural de Manaus, Amazonas, Alexandre de Oliveira Lemos, 34 anos, natural de Manacapuru, Amazonas e Calos António Oliveira Oliveira, de 22 anos, também de Manaus, todos ligados a facção criminosa.

“João Branco” é o narcotraficante mais procurado do Amazonas,e é apontado como principal líder da facção criminosa Família do Norte (FDN), grupojá denunciado pelo Ministério Público Federal por tráfico internacional dedrogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Em novembro de 2015, a Polícia Federal prendeu mais de 90 pessoas ligadas à facção FDN durante a operação La Muralla. Na ocasião, a PF transferiu vários detentos do Amazonas ligados à FDN para presídios federais. (Com informações do Amazonas)