Polícia

Jovem indígena é morto a tiros em ataque de garimpeiros, afirma associação

Informação foi divulgada pela Urihi Associação Yanomami na tarde deste sábado (17); Morte ocorreu na Comunidade Tirei na madrugada deste sábado (17)

Um jovem Yanomami, de 21 anos, foi morto a tiros durante um ataque de garimpeiros na madrugada deste sábado (17), na Comunidade do Tirei, Terra Indígena Yanomami. A informação foi divulgada pela Urihi Associação Yanomami.

A morte, segundo a Urihi, ocorreu na Pista Leite. O jovem era da região do Haxiú, mas estava vivendo na região do Xitei, onde fica Tirei.

Um possível conflito entre indígenas e garimpeiros pode ocorrer na área, conforme a Associação. A informação recebida é que os garimpeiros vão chegar no local em um helicóptero e armados.

À FolhaBV, o presidente da Urihi, Júnior Hekurari Yanomami, afirmou que um ofício será enviado à Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF).

“Também estou esperando a comunidade retornar. Parece que estão lá próximo, para entrar em confronto com os garimpeiros. E as mulheres já fugiram para o mato, outras comunidades longe”, compartilhou Júnior.