José Galdino da Silva, vulgo “Neguinho”, foi sentenciado a 12 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado por tentativa de homicídio triplamente qualificado contra o guarda municipal A.G.S.J.
A denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) em 2016, resultou em condenação no Tribunal do Júri.
De acordo com a denúncia oferecida pelo MPRR, o crime ocorreu no dia 13 de novembro de 2016, por volta das 23 horas, na Praça Mané Garrincha, bairro Tancredo Neves. A tentativa de homicídio ocorreu enquanto a vítima cumpria escala de serviço, no posto da Guarda Municipal localizado na praça.
No momento do crime, o guarda estava dentro da guarita quando “Neguinho” se aproximou, sacou a arma e disparou contra a vítima sem que ela pudesse se defender. Os disparos não atingiram o guarda.
Durante a sessão de julgamento, os jurados condenaram o réu por motivo torpe, uma vez que o crime, supostamente, teria ocorrido em razão de guardas municipais terem abordado os denunciados dias antes do fato.
Segundo a tese do MP, o criminoso dificultou a defesa da vítima. O crime também foi praticado contra agente de segurança pública, outra qualificadora.
Na ocasião, os jurados também condenaram Galdino por porte ilegal de arma de fogo.
O julgamento ocorreu no Fórum Criminal, localizado no bairro Caranã. A acusação foi sustentada pelo promotor de justiça do Tribunal do Júri, Diego Barroso Oquendo. “A decisão é uma demonstração firme da sociedade em que mais uma vez a população prestigiou a defesa da vida”, destacou o promotor de Justiça.
Outras condenações
De acordo com a sentença, Antônio José Galdino da Silva também já foi condenado por furto e possui contra ele medidas protetivas por agressões físicas praticadas contra sua companheira.