Polícia

Justiça condena sete pessoas por tráfico de drogas

As condenações são resultantes de denúncia protocolada pelo Ministério Público

Após denúncia protocolada pelo Ministério Público de Roraima (MPRR), a Justiça condenou de sete pessoas por tráfico de drogas e associação para tráfico. A pena dos réus somada totaliza 66 anos e três meses de reclusão em regime fechado. Os crimes foram praticados no município de Pacaraima, na região Norte do Estado.

Conforme a decisão, proferida pelo juízo da Comarca de Pacaraima no dia 15 de agosto, os elementos apresentados pelo MP comprovaram os crimes praticados pela organização criminosa, desarticulada na operação “Conexão Pacaraima”, deflagrada em  parceria com Polícia Federal em 2015.

De acordo com o documento, Ronne Von Guimarães, Renato Guimarães Brandão, Samuel Fernandes da Silva, Flávio Santos de Souza, Anderson dos Santos Ribeiro, Sídio Neves Ribeiro e Luzia Lima Camara infringiram a Lei 11.343/2006, que prevê como crime o tráfico de drogas e a associação para o tráfico, respectivamente, importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda.

 

SOBRE A OPERAÇÃO

Desencadeada em julho de 2015, a Operação Conexão Pacaraima resultou em seis mandados de prisão, uma condução coercitiva, seis mandados de busca e apreensão, dois autos de prisão em flagrante delito por tráfico de drogas e dois termos circunstanciados de ocorrência por porte de drogas para consumo.

Conforme as investigações conduzidas pelo MPRR e PF, a organização criminosa contava com oito integrantes, sendo que as vendas aos usuários eram realizadas através de encomendas por telefone (Disk-Droga) e entregues nas proximidades do antigo palco do “Micaraima”, e em outros pontos na sede de Pacaraima.

Após monitoramento, foi constatado que a organização criminosa tinha também ramificações em Boa Vista e uma célula, responsável pela logística da droga oriunda de Manaus/AM para a capital roraimense.

O promotor de Justiça substituto de Pacaraima, Diego Oquendo, afirma que o resultado positivo da operação mostra a seriedade do trabalho desenvolvido pelos órgãos responsáveis pela persecução penal.

“Após sete meses de investigações, pautadas pelo uso da inteligência, foi possível desmantelar organização criminosa que efetuava o tráfico de entorpecentes em Pacaraima, além da distribuição para outros municípios. A sentença é uma resposta aos anseios da sociedade que, em razão da prática do tráfico de drogas no município, se via tolhida no exercício do seu direito à cidadania”, finalizou o promotor.

Com informações do Ministério Público de Roraima (MPRR)