Policiais militares prenderam, no começo da tarde de ontem, 28, dois homens suspeitos de furto e receptação. A Polícia Militar recebeu informação da Central de que um homem havia entrado em uma casa, na rua Anápolis, no bairro Centenário, zona Oeste. Os policiais flagraram, dentro da casa, o pedreiro André Carneiro, de 25 anos. Ele já havia ajeitado uma caixa e sacolas com vários aparelhos furtados.
Antes de ser levado à delegacia, ele abriu o jogo e entregou o suposto receptador, Francisco Barbosa, de 63 anos, morador do bairro São Bento, zona Oeste. Os dois foram levados ao 5º Distrito de Polícia, zona Sul, junto com dezenas de máquinas serra elétrica, furadeira, motor de polpa, fios elétricos, botijas de gás e outros produtos.
André Carneiro admitiu à Folha que realmente invadiu a casa, cometeu o furto e que venderia os equipamentos a Francisco. “Ele compra, sim, o que eu furto”, entregou o jovem, que tem três filhos e é usuário de droga. “Mas o dinheiro, desta vez, era para comprar comida”.
Por sua vez, Francisco Barbosa disse que conserta máquinas, por isso a PM apreendeu em seu comércio dezenas de furadeiras, serras elétricas, motores de polpa, entre outros. “Eu conheço ele daqui da rua, mas nunca comprei nada furtado. Ele está mentindo”, alegou.
O delegado Cristiano Camapum escutou os suspeitos, vítima e testemunhas. Disse à Folha que André foi enquadrado por furto e Francisco, por receptação. A fiança de cada um foi arbitrada em R$ 1.500. Francisco pagou e foi liberado para responder em liberdade, mas André, como não tinha dinheiro, foi encaminhado para a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), zona rural, onde aguardará o pronunciamento da Justiça.
Os equipamentos e máquinas ficaram apreendidos na delegacia. A vítima, que teve a casa arrombada e furtada, teve seus pertences de volta. (AJ)