A execução dos crimes de furto costuma ocorrer num curto intervalo de tempo porque a intenção dos ladrões é entrar nos locais, tomar posse de itens de valor, de quantias em dinheiro e fugir. Mas, um criminoso foi tão audacioso e esteve tão à vontade enquanto furtava uma drogaria em Caracaraí, Sul do Estado, cerca de 150 quilômetros da Capital, que ainda sentou para se masturbar. Toda a ação do indivíduo foi gravada por câmeras do circuito interno do estabelecimento comercial e ocorreu durante a madrugada desta terça-feira, 14.
De acordo com o proprietário da farmácia, o ladrão usou um pedaço de madeira para arrombar a janela e ter acesso a um dos cômodos. O vídeo gravado pelas câmeras mostra que o bandido vai até o balcão, abre a gaveta, entrar em outro ambiente e vasculha outra gaveta e um armário, até chegar a uma última sala, onde senta para usar um notebook que estava sobre uma mesa. Não satisfeito, ele levanta da cadeira, tira a bermuda e senta para se masturbar enquanto olha para a tela do computador.
Depois de ser protagonista desse episódio inusitado, o ladrão se veste e sai do interior da farmácia, levando consigo dois notebooks e um aparelho celular Samsung S. A drogaria emitiu uma nota para os clientes, informando que o canal de atendimento pelo whatsapp estava comprometido devido ao furto do telefone.
O Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado na Delegacia de Caracaraí para que a Polícia Civil tomasse conhecimento e iniciasse o processo de investigação. A Guarda Municipal iniciou as buscas pelo indivíduo depois de receber a denúncia, mas quem conseguiu efetuar a prisão, ainda na tarde desta terça-feira, foram policiais militares da 2ª Companhia Independente de Policiamento Miliar de Fronteira (CIPFron). Os dois notebooks foram recuperados, mas o telefone já não estava em posse do criminoso.
O autor do furto foi levado para a Delegacia para que procedimentos legais sejam adotados. Considerando o fato de ele ainda estar com os itens furtados, em flagrante delito, deve ser autuado e conduzido à audiência de custódia para que a Justiça tome decida que medidas adotar.
Conforme uma fonte da Folha, o indivíduo já foi preso em outras ocasiões, mas sempre é liberado ao fim das audiências com a justiça pelo fato de ter um laudo que comprova demência. “Se ele tem qualquer distúrbio mental, esquizofrenia, demência, ou qualquer outra coisa, precisa ser internado e tratado, não pode ficar solto”, reclamou.
O empresário explicou o sente ao ter seu estabelecimento arrombado e furtado. “Me sinto inseguro porque na minha empresa tem câmeras e alarme, só que o alarme estava com problema. A gente reforça a empresa de toda forma e mesmo assim o ladrão entra. Eu creio que está faltando mais incentivo social. A Polícia agiu rapidamente ao prender o bandido e a guarda municipal também agiu com muita veemência. Os moradores colaboraram muito, denunciando onde ele estava. Recebi tanta mensagem que não consegui ler ainda”, disse.
A vítima também ressaltou que o indivíduo é conhecido no município pelas práticas criminosas que comete. “Ele é perigoso, já aprontou na cidade toda e pode fazer coisas piores. Não tem uma ação social local para conduzir esse jovem para uma situação de melhora. Falta projeto social. A polícia é eficiente, mas não adianta só prender, tem que ocupar a mente desses jovens. Não se oferece outra coisa além de lazer e não tem trabalho. Se não começar a fazer uma ação social para incluir e ocupar o jovem, vamos acabar encurralados por mais furtos, mais roubos”, desabafou.