Dois homens considerados de alta periculosidade e que vinham praticando roubos em Boa Vista foram presos durante uma operação da Polícia Civil. A ação foi deflagrada por agentes da Seção de Investigação e Operação (Siop) do 1º Distrito Policial (DP) nesta quarta-feira, 11, que além de cumprirem os mandados, durante uma busca na casa de um dos suspeitos apreenderam uma arma de fogo e duas munições. Uma das vítimas dos ladrões marcou encontro por meio de uma rede social.
Foram cumpridos os mandados de prisão preventiva contra K.C. C., de 20, e F.S.S., de anos 26 anos. Contra K. C. C., foi lavrado ainda um APF (Auto de Prisão em Flagrante), por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e munição.
De acordo com informações prestadas pelo delegado titular do 1º DP, Clayton Ellwanger, que presidiu as investigações, os dois são suspeitos de envolvimento em vários crimes de roubos em Boa Vista.
Conforme o delegado no dia14 de junho deste ano, o professor G. H. A. P., 33 anos, registrou um BO (Boletim de Ocorrência) relatando que conheceu K. C., através de uma rede social, e o convidou para ir até sua, inclusive chamou um carro por aplicativo para que o suspeito fosse até local.
“A vítima chamou o motorista por aplicativo, mas ao saber que se tratava de um local distinto do que foi acertado, cancelou a viagem. Ele então fez contato com a vítima e disse que havia acionado outro veículo. Assim que chegou à residência da vítima, no bairro Mecejana, em companhia de um comparsa, ele anunciou o assalto”, disse o delegado.
Os dois homens após renderem a vítima, exigiram dinheiro, os cartões e as senhas, além de levarem o aparelho celular, joias, notebook, relógios, óculos de sol e uma mochila. Segundo o delegado, os criminosos foram violentos e fizeram várias ameaças, inclusive que se saíssem do local e não conseguissem utilizar os cartões, eles voltariam para matar a vítima, que foi trancada em um quarto.
Logo após o relato da vítima, o delegado determinou que fossem iniciadas as diligências com objetivo de localizar os materiais roubados e identificar a participação de outras pessoas e do veículo utilizado por eles. Com o aprofundamento das investigações os dois foram identificados pelos policiais.
“Os dois homens gastaram cerca de quinhentos reais da vítima e foram flagrados pelo circuito se segurança quando usavam os cartões roubados. Diante dos fatos e evidências que comprovavam a participação deles no crime, representamos pela prisão dos dois na Justiça, sendo deferida pela Justiça”, disse o delegado.
Na casa de K. C. foram encontrados um revólver calibre 22, duas munições intactas, além de uma balança de precisão, dois relógios, um cartão bancário e alguns plásticos supostamente utilizados para embalar material entorpecente.
Os dois foram conduzidos à sede do 1º DP, onde foram qualificados e interrogados pelo delegado. Eles foram entregues na Custódia da Polícia Civil e serão apresentados nesta quinta-feira (12) para Audiência de Custódia.
Acusados praticaram roubos nos bairros Jóquei Clube e Distrito Industrial
Os acusados K. C. C. e F.S.S., também são suspeitos de envolvimento em outros dois crimes de roubo.
Um deles em 05 de março de 2020, quando dois homens assaltaram uma fábrica de arroz localizada no bairro Distrito Industrial, zona Oeste de Boa Vista, a dupla levou cerca de R$ 7 mil, além de quatro telefones celulares. Eles usaram uma arma de fogo para ameaçar os funcionários que estavam no local.
Na ocasião, K. C. C., usava uma camisa do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de RR) e após a divulgação das imagens do circuito de segurança da empresa, ele foi reconhecido através de redes sociais e acabou sendo denunciado.
No dia 20 de janeiro deste ano K. C. C. também foi reconhecido durante um roubo ocorrido no Conjunto Servidor, no bairro Jóquei Clube. A Vítima aguardava uma encomenda, quando o acusado chegou ao local para, supostamente entregá-la. Com a chegada dele, logo em seguida chegaram dois homens.
Um deles rendeu a família, que passou por momentos de desespero. Até aquele momento K. C. C., também se passava por vítima.
O dono da casa foi espancado com golpes de coronhadas e durante a ação criminosa, a arma disparou e atingiu K.C., que foi retirado do local por um dos assaltantes.
Da casa da vítima foram levados cerca de R$ 6 mil reais e telefones.
Delegado alerta às pessoas a evitarem encontros com desconhecidos marcados em redes sociais
Para evitarem a atuação de criminosos, o delegado Clayton Ellwanger fez um alerta às pessoas sobre cuidados que devem adotar com a sua segurança e de seus familiares.
O principal cuidado, segundo ele é evitar encontros com desconhecidos, principalmente os que conhecem por meio de redes sociais.
“Às vezes um simples convite de amizade pode esconder uma armadilha, e as vítimas não percebem e terminam caindo em golpes de criminosos. Evitem falar de suas vidas, seus negócios, passar endereços de suas casas e, até mesmo marcar encontros, pois podem se tornar vulneráveis à ação de criminosos. Caso decidam marcar encontros, que sejam em locais públicos”, alertou o delegado.