Casos de arrombamentos e furtos estão deixando os pequenos empresários em alerta. Em menos de 48 horas, dois estabelecimentos comerciais localizados no Centro de Boa Vista foram alvo de bandidos.
Depois da ocorrência em um restaurante do ramo gastronômico, no bairro São Francisco, agora foi a vez de um bar localizado no Complexo Airton Senna, em frente ao ginásio Totozão.
A empresária Fabiana Nogueira contou que bandidos furtaram toda a fiação do estabelecimento, na madrugada de segunda-feira (30). “Eu estava em casa, dormindo, quando fui acordada com o celular tocando. Era por volta de 4h20 da madrugada, quando vigilantes me ligaram, contando o que ocorreu”, disse.
Segundo a empresária, os vigilantes disseram que eram três homens e uma mulher. “Pelo sotaque eles disseram que eram venezuelanos. A mulher carregava uma picareta que possivelmente seria utilizada para arrombar o quiosque onde funciona nosso bar. Mas graças a ação dos amigos vigilantes próximos do local, que gritaram, os meliantes saíram correndo e deixaram cair a picareta”, ressaltou Fabiana.
Ela disse ainda que os bandidos levaram a fiação elétrica do contador que ia até a entrada do quadro de energia, deixando um prejuízo 1.600 reais. “Depois dessa, só nos resta tomar medidas para precaver possíveis tentativas de furtos e arrombamentos”, comentou.
SEM POLICIAMENTO
Fabiana Nogueira relatou que a fiação foi comprada e o serviço de energia elétrica no bar foi restabelecido. Ela disse que tem outro problema, mas o poder público é quem tem que resolver.
“Durante o dia e a noite não temos do que reclamar, pois enquanto estamos funcionando há policiamento feito pela Polícia Militar e Guarda Civil municipal. Mas, depois de uma hora da madrugada quando fechamos o estabelecimento, por conta do decreto municipal, acaba o policiamento. Digo isso porque depois que fechamos o bar, ainda ficamos organizando as coisas, e não passa mais polícia. Os vigilantes da região disseram que não passam policiais, e que têm medo de ficar ali naquela parte porque não tem policiamento na madrugada”.
“E sem policiamento, os bandidos aproveitam para cometerem crimes. Até a fiação da praça da Pirâmide, também no Complexo Airton Senna, eles levaram e já tem quatro dias e lá tá tudo escuro. Agora vamos torcer para que o Estado e a Prefeitura de Boa Vista reforcem o policiamento.
PREFEITURA DE BOA VISTA – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que segurança pública é de competência do Governo do Estado. Esclarece ainda que a Guarda Civil Municipal faz um trabalho de segurança dentro das suas competências, visando a preservação do patrimônio público, com rondas nos espaços públicos diariamente e, quando encontra flagrante de ato infracional, encaminha à delegacia competente.
GOVERNO – A Polícia Militar de Roraima disse que faz o policiamento ostensivo preventivo na Capital por intermédio do Comando de Policiamento da Capital e atua de forma a coagir o infrator a não praticar qualquer ilícito.
É interessante que a população ajude a Instituição, por exemplo, que solicite aos órgãos públicos responsáveis a iluminação pública e limpeza de terrenos baldios que resolvam esse problemas, que são fatores que corroboram com práticas negativas.
A PMRR disponibiliza o 190 para qualquer situação, para a população, que por ventura esteja sofrendo algum tipo de ameaça ou crime.
Informa ainda que após o registro da ocorrência, equipes da Polícia Civil estão no encalço dos criminosos.