
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta segunda-feira (16), em Pacaraima, no Norte de Roraima, um homem apontado como líder de um grupo criminoso da China que extorquia comerciantes chineses da região central de São Paulo, principalmente nas ruas 25 de Março e Santa Efigênia. Ele foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), em Boa Vista, onde permanecerá à disposição da justiça.
O suspeito estava foragido com três mandados de prisão em aberto, expedidos pela Justiça de São Paulo, pelos crimes de homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e organização criminosa. A PF tinha informações de que o acusado estaria escondido na Venezuela há pelo menos três anos.
As investigações apontam que o grupo criminoso, originário da província chinesa de Fujian, obriga esses comerciantes a pagar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil mensais. A organização também é suspeita de matar três vítimas que não atenderam às suas exigências.
O líder da organização conseguiu escapar de uma grande operação policial realizada em São Paulo, em 2017. Essa ação resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, as autoridades apreenderam sete armas de fogo com integrantes do grupo.