Polícia

Madeira irregular, munições e farinha de milho ilegal são apreendidos

Além disso, dois veículos foram recuperados

Durante o feriado prolongado de Tiradentes, 27m³ de madeira irregular, 1,8 toneladas de farinha de milho ilegal, munições e veículos foram recuperados durante a Operação Tiradentes, ocorrida de 21 a 23 deste mês.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 270 veículos e 350 pessoas foram fiscalizadas. 20 condutores foram autuados por conduzir veículos após uso de bebidas alcoólicas. As principais infrações de trânsito registradas foram falta do uso de cinto de segurança, crianças sem uso de Dispositivo de Retenção de Crianças e uso de bebidas alcoólicas pelos condutores. Apenas um acidente com uma vítima ferida foi registrado. Foram flagradas 76 toneladas de excesso de peso em veículos de carga.

Nove pessoas foram detidas por crimes diversos: transporte irregular de madeira, captura de animal silvestre, descaminho, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de veículos.

Na noite de sábado,22, durante policiamento na BR 401, km 2, município do Cantá, 27 m³ de madeira foram apreendidos. Dois veículos de carga transportavam 9m³ de madeira nativa, que segundo declaração dos condutores, seria utilizada para produção de carvão vegetal. Outro caminhão transportava 18m³ de madeira serrada. Nenhum dos condutores possuía Documentação de Origem Florestal (DOF) conforme Portaria MMA nº 253, de 18/08/2006 e Instrução Normativa nº 21/2014, do IBAMA, para o transporte de produtos florestais. A madeira foi encaminhada para o IBAMA e foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência, TCO, para os condutores.

Ainda na noite de sábado, no km 1 da BR 401, 12 munições foram apreendidas em uma pick-up. O proprietário não possuía autorização de porte nem guia de transporte de munições e  foi encaminhado para a Polícia Civil.

No domingo, durante fiscalização no 712 da BR 174, município de Pacaraima, foram apreendidas 1840 kg de farinha de milho (Harina Pan) sem documentação, em dois caminhões de carga, que se dirigiam para Boa Vista. A mercadoria e os veículos foram retidos na Receita Federal e os condutores responderão pelo crime de Descaminho.

No domingo, na BR 174, 458, em Boa Vista, duas motocicletas adulteradas foram recuperadas. Uma das motocicletas estava com os sinais identificadores suprimidos e outra com a placa de outra motocicleta. Ambos os condutores não possuíam CNH, um deles é albergado e estava em horário e local proibidos. As motocicletas e os condutores foram apresentados na Central de Flagrantes.

Por volta de meia-noite do domingo, durante policiamento na BR 401, km 28, município do Bonfim, foi dada ordem de parada ao condutor de uma motocicleta que transportava algo encoberto pendurado no braço. No decorrer da fiscalização, foi encontrado com o condutor uma gaiola e uma pássaro silvestre conhecido na região como Curió. O homem assinou o Termo de Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o pássaro foi entregue no CETAS/IBAMA.